quarta-feira, 25 de abril de 2012

Impressora de rede no Linux Mint 12

Boa tarde a todos,

Bom, desde que instalei o Mint 12, tive alguns problemas que de inicio me deixaram um pouco irritado. Po, um sistema operacional linux user-friendly deveria ser simples e fácil de utilizar. Mas não foi bem assim.

Talvez porque eu estava um pouco acostumado a fazer tudo na mão, não sei.

De qualquer forma, eu estava sem impressora e já tinha tentado instalar pela "Configurações do Sistema" em Impressoras.


Mas por algum motivo as impressora (de rede) instaladas ficavam sempre como se estivessem instaladas localmente, ou seja, ao invés de terem o IP da impressora, tinha "localhost" como destino.

Pesquisei mas um pouco e nada. Alguns falaram para instalar o driver da impressora, outros falaram que só funcionaria se as impressoras de rede estivessem em um servidor CUPS. Bom e nada de funcionar.

Nota: Se eu fosse um usuário totalmente leigo, já tinha desistido há muito tempo :)

Hoje tive que imprimir um documento e resolvi fazer isso funcionar de uma vez por todas. Pesquisei e pesquisei bastante e finalmente achei esse site que me deu a luz.


E por incrível que parece o procedimento é mais simples do que eu imaginava.

Basta abrir o terminal de digitar:

mad2ogs@mint /home/mad2ogs $ sudo system-config-printer

E voilá:


Clica em adicionar, procura pela impressora, ou digite o IP. O sistema acha ela, você seleciona a marca, modelo e pronto. Funcionou beleza.

Testei duas impressoras de rede:
  • HP Color LaserJet 4600
  • Samsung SCX-5x30 Series
Ambas suportadas pelo sistema sem precisar instalar nenhum driver adicional.


Bom é isso, depois vou postar outro problema que tive para mapear um HD de backup que tive que colocar. As partições era LVM e deu uma dorzinha de cabeça para conseguir acessá-las.


Abraços,
Mad2ogs (Thiago Morais)

6 comentários:

  1. Oi Thiago, legal. Vai em frente. To acompanhando.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo eu tendo a impressora na rede com isso ele não encontra.. parece que alguma coisa está bloqueando.. em outras máquinas funciona normal.

    ResponderExcluir
  3. Putz!!! Mais uma coisa que funcionava perfeito no Gnome2 e ficou ruim na nova versão....

    Valeu! Me poupou bastante tempo!

    ResponderExcluir
  4. Cara valeu mesmo sou usuário avançado mas quase desisto valeu mesmo funciono certinho

    ResponderExcluir